Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist.

Dia das mães


Dia das mães Jornal Democrata, edição 1922 de 9 de maio de 2026

No domingo, dia 10 de maio, comemora-se, aqui no Brasil, o Dia das Mães. Sabemos que essa data é, em grande parte, impulsionada pelo comércio, pois o Dia das Mães deve ser todos os dias. Sempre devemos ligar para nossas mães, dar atenção a elas, almoçar ou jantar com elas. Caso já tenham falecido, devemos lembrá-las todos os dias e rezar pelo seu descanso eterno.

Mas, já que a data foi estabelecida, aproveitemos para estar junto de nossas mães. Como é sempre no segundo domingo do mês de maio, é possível levá-las para tomar café, almoçar ou jantar. Caso a mãe more longe e não seja possível estar fisicamente com ela, faça uma ligação ou, como é costume nos dias de hoje, uma chamada de vídeo via WhatsApp. Caso a mãe já tenha falecido, coloque o nome dela na intenção da missa e reze uma Ave-Maria por seu eterno descanso.

O mês de maio é especial para a Igreja, pois celebramos três festas marianas: Nossa Senhora de Fátima, no dia 13; Nossa Senhora Auxiliadora, no dia 24; e a Visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel, no dia 31. Diante disso, a Igreja transforma o Dia das Mães, não apenas no âmbito comercial, mas também no espiritual, ensinando os fiéis a rezarem por suas mães, tanto as da terra, que lhes deram a vida, como a Mãe do céu, Nossa Senhora.

Ao longo do mês de maio somos convidados a rezar o terço, por ser considerado o mês mariano. Sempre que rezamos o terço, oferecemos, em cada Ave-Maria, “rosas” a Nossa Senhora. Por isso, imaginemos que, ao rezá-lo, também oferecemos essas rosas às nossas mães. Inclusive, antes de dar presentes caros no dia dedicado a elas, podemos oferecer um buquê de rosas, que, com certeza, as fará muito mais felizes do que qualquer presente mais rebuscado. A oração brota do coração, enquanto, muitas vezes, um presente material é dado sem o mesmo sentido.

O quarto mandamento da Lei de Deus nos pede que honremos nossos pais e cuidemos deles até na velhice. Por isso, procure cuidar de sua mãe, mesmo quando ela estiver perdendo a lucidez ou estiver doente. Faça de tudo para não a colocar em uma casa de repouso, mas esteja ao seu lado até o fim. 

Lembremos que foi por meio de nossa mãe que chegamos a este mundo. Ela cuidou de nós por toda a vida; por isso, na sua velhice, os papéis devem se inverter, e os filhos devem cuidar dela. Deixar o pai ou a mãe em uma casa de repouso deve ser o último recurso, quando não houver condições de cuidado em casa. E, mesmo assim, é necessário assumir a responsabilidade de visitá-los frequentemente.

Aproveite este dia para agradecer à sua mãe, principalmente por ter lhe dado a vida. Antes de oferecer um presente material, ofereça um presente espiritual, participando com ela da Santa Missa. Durante nossa vida, devemos ser gratos a tudo, especialmente às nossas mães. Infelizmente, há filhos que não falam com suas mães por causa de brigas e conflitos familiares. Rezemos pela união de todas as famílias, para que pais e filhos convivam em harmonia.

Precisamos aproveitar cada momento com nossas mães enquanto estão conosco, valorizando ocasiões como a Páscoa, o Dia das Mães, aniversários e o Natal. Sempre podemos fazer algo a mais; é preciso praticar o bem enquanto há tempo, para que não haja arrependimento. 

Maia é a Mãe de Jesus e, consequentemente, nossa Mãe também. Quando Jesus a entregou aos cuidados de João, toda a humanidade foi chamada a acolhê-la.

Quem sabe possamos rezar o terço neste domingo, dia 10, oferecendo essa oração por nossas mães e pedindo a proteção de Nossa Senhora, nossa Mãe do céu. Que todas as mulheres e mães sejam respeitadas por seus companheiros, filhos e no ambiente de trabalho, sendo reconhecidas em sua dignidade. Que tenham cada vez mais seu lugar na sociedade. As mães devem ser amadas e respeitadas; em vez de levantar as mãos contra elas, devemos oferecer carinho e amor.

Valorizem suas mães, estejam junto delas e façam com que esta data seja alegre e significativa. Que elas se orgulhem de vocês, e que vocês se orgulhem delas. Antes de comprar presentes, façam-se presentes na vida delas — este é o maior gesto de carinho que podemos oferecer. Lembremos, ainda, que o Dia das Mães é todos os dias, não apenas neste domingo.

Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist.

Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ 




COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.