Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist.
Dia das mães
Jornal Democrata, edição 1922 de 9 de maio de 2026 No domingo, dia 10 de maio, comemora-se, aqui no Brasil, o Dia das Mães. Sabemos que essa data é, em grande parte, impulsionada pelo comércio, pois o Dia das Mães deve ser todos os dias. Sempre devemos ligar para nossas mães, dar atenção a elas, almoçar ou jantar com elas. Caso já tenham falecido, devemos lembrá-las todos os dias e rezar pelo seu descanso eterno.
Mas, já que a data foi estabelecida, aproveitemos para estar junto de nossas mães. Como é sempre no segundo domingo do mês de maio, é possível levá-las para tomar café, almoçar ou jantar. Caso a mãe more longe e não seja possível estar fisicamente com ela, faça uma ligação ou, como é costume nos dias de hoje, uma chamada de vídeo via WhatsApp. Caso a mãe já tenha falecido, coloque o nome dela na intenção da missa e reze uma Ave-Maria por seu eterno descanso.
O mês de maio é especial para a Igreja, pois celebramos três festas marianas: Nossa Senhora de Fátima, no dia 13; Nossa Senhora Auxiliadora, no dia 24; e a Visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel, no dia 31. Diante disso, a Igreja transforma o Dia das Mães, não apenas no âmbito comercial, mas também no espiritual, ensinando os fiéis a rezarem por suas mães, tanto as da terra, que lhes deram a vida, como a Mãe do céu, Nossa Senhora.
Ao longo do mês de maio somos convidados a rezar o terço, por ser considerado o mês mariano. Sempre que rezamos o terço, oferecemos, em cada Ave-Maria, “rosas” a Nossa Senhora. Por isso, imaginemos que, ao rezá-lo, também oferecemos essas rosas às nossas mães. Inclusive, antes de dar presentes caros no dia dedicado a elas, podemos oferecer um buquê de rosas, que, com certeza, as fará muito mais felizes do que qualquer presente mais rebuscado. A oração brota do coração, enquanto, muitas vezes, um presente material é dado sem o mesmo sentido.
O quarto mandamento da Lei de Deus nos pede que honremos nossos pais e cuidemos deles até na velhice. Por isso, procure cuidar de sua mãe, mesmo quando ela estiver perdendo a lucidez ou estiver doente. Faça de tudo para não a colocar em uma casa de repouso, mas esteja ao seu lado até o fim.
Lembremos que foi por meio de nossa mãe que chegamos a este mundo. Ela cuidou de nós por toda a vida; por isso, na sua velhice, os papéis devem se inverter, e os filhos devem cuidar dela. Deixar o pai ou a mãe em uma casa de repouso deve ser o último recurso, quando não houver condições de cuidado em casa. E, mesmo assim, é necessário assumir a responsabilidade de visitá-los frequentemente.
Aproveite este dia para agradecer à sua mãe, principalmente por ter lhe dado a vida. Antes de oferecer um presente material, ofereça um presente espiritual, participando com ela da Santa Missa. Durante nossa vida, devemos ser gratos a tudo, especialmente às nossas mães. Infelizmente, há filhos que não falam com suas mães por causa de brigas e conflitos familiares. Rezemos pela união de todas as famílias, para que pais e filhos convivam em harmonia.
Precisamos aproveitar cada momento com nossas mães enquanto estão conosco, valorizando ocasiões como a Páscoa, o Dia das Mães, aniversários e o Natal. Sempre podemos fazer algo a mais; é preciso praticar o bem enquanto há tempo, para que não haja arrependimento.
Maia é a Mãe de Jesus e, consequentemente, nossa Mãe também. Quando Jesus a entregou aos cuidados de João, toda a humanidade foi chamada a acolhê-la.
Quem sabe possamos rezar o terço neste domingo, dia 10, oferecendo essa oração por nossas mães e pedindo a proteção de Nossa Senhora, nossa Mãe do céu. Que todas as mulheres e mães sejam respeitadas por seus companheiros, filhos e no ambiente de trabalho, sendo reconhecidas em sua dignidade. Que tenham cada vez mais seu lugar na sociedade. As mães devem ser amadas e respeitadas; em vez de levantar as mãos contra elas, devemos oferecer carinho e amor.
Valorizem suas mães, estejam junto delas e façam com que esta data seja alegre e significativa. Que elas se orgulhem de vocês, e que vocês se orgulhem delas. Antes de comprar presentes, façam-se presentes na vida delas — este é o maior gesto de carinho que podemos oferecer. Lembremos, ainda, que o Dia das Mães é todos os dias, não apenas neste domingo.
Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist.
Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ



COMENTÁRIOS